Antes de aparecerem, podem originar dores nas pernas, referidas como cansaço no final do dia, peso constante nas pernas, cãimbras ou até mesmo inchaço de tornozelos e pernas. Em estágios mais tardios, podem aparecer manchas nas pernas, atrofia da pele e até feridas (úlceras) de difícil cicatrização.
A aparecimento pode decorrer do tipo de trabalho (muito tempo sentado ou em pé), após ganho de peso ou após uma gravidez. Vale ressaltar que as varizes são um problema hereditário, e portanto não há cura definitiva para elas, então é importante a constante manutenção, fazendo consultas regulares para manter a saúde das suas pernas.
Atualmente, existe uma gama grande de tratamentos para as varizes. Além da cirurgia tradicional, na qual as veias doentes são removidas através de micro-incisões (tratamento mais utilizado), dispomos de técnicas com laser e radiofrequência, que em casos selecionados podem ser utilizados.
Entretanto, muito usado em consultórios, o tratamento sem cirurgia, ou escleroterapia, ou ainda "secagem dos vasinhos" com espuma, nada mais é que a aplicação de uma medicação ou glicose com micro-agulhas nos vasos, fazendo com que haja uma reação inflamatória na região e consequentemente que eles desapareçam por completo.
Uma vez removidos os vasinhos, ou realizada a escleroterapia, esses vasos somem p or completo. No entanto, se não houver prevenção efetiva, outros vasos saudáveis podem adoecer e começar a se dilatarem próximo aos locais onde os antigos foram retirados.
Assim sendo, é importante a manutenção do tratamento, com consultas regulares, para identificar novos vasos e tratá-los de acordo com a necessidade. A prevenção deve ser sempre mantida em mente para o sucesso do tratamento.
Caso observe algum dos sintomas acima, ou o aparecimento de vasos dilatados nas pernas, a avaliação de um especialista é muito importante. Ele poderá identificar o problema, solicitar exames diagnósticos, se necessário, e sugerir o melhor tratamento.
Qual tratamento é mais indicado?
- Cada caso apresenta uma indicação precisa de tratamento, de acordo com os sintomas e a extensão do problema, e deve ser avaliado por um especialista habilitado para obter resultado desejado com o tratamento, visando tanto a saúde quanto o bem estar do paciente.
Sintomas das varizes:
- Dores nas pernas, cansaço no final do dia, peso constante nas pernas, cãimbras ou até mesmo inchaço de tornozelos e nas pernas.
Sua circulação
sanguínea proporciona
uma vida saudável e ativa,
fale sempre com seu
Médico Vascular.
O Dr. Raphael Tobias agradece a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, por promover o aprimoramento profissional de seus associados e estimular os avanços de pesquisa científica.